Alex Sandro: «O meu coração ainda está e vai estar sempre no Porto»
Lateral esquerdo brasileiro diz que tem muitas saudades da cidade e do clube, e garante ter a certeza que seria muito, muito feliz se um dia voltasse

Alex Sandro passava pela zona mista com pressa, sem falar com ninguém nem responder a solicitações. No entanto, ao saber que se tratava de jornalistas portugueses, o lateral brasileiro decidiu parar.
“Para Portugal, claro. Tenho muitas, muitas saudades de Portugal, sobretudo da cidade do Porto e do clube FC Porto. O meu coração ainda está no Porto e deixo os meus parabéns para toda essa malta por ter conseguido o título de campeão. Vou ser sempre um portista.”
Agora com 35 anos, o lateral-esquerdo voltou a partilhar balneário com Danilo. Depois de jogarem juntos no Santos FC, no FC Porto, na Juventus e em várias seleções brasileiras, reencontraram-se agora no Flamengo.
Questionado sobre a possibilidade de regressar ao FC Porto, seguindo o exemplo de Thiago Silva, Alex Sandro mostrou-se sensibilizado com a ideia.
“Bem, acho que o que o Thiago fez foi lindo na história dele.”
“O Thiago Silva tem uma linda história e caso eu volte um dia para o FC Porto também seria muito, muito, muito feliz. Porém, neste momento, estou muito bem onde estou hoje, que é o Flamengo.”
A conversa ocorreu após a vitória do Brasil por 3-0 sobre a Escócia, partida que assinalou o regresso de Neymar à competição pela seleção brasileira, quase mil dias depois do seu último jogo.
Poucos dias antes, também Cristiano Ronaldo tinha sido destaque ao marcar dois golos.
“Estou muito feliz pelos dois, porque tive o privilégio de jogar com ambos. São duas excelentes pessoas, ótimos companheiros de clube e, enfim, não preciso de falar da qualidade que cada um tem. Então, estar num Campeonato do Mundo que tem esses excelentes jogadores, a jogar e a fazer o melhor deles, é um motivo de motivação para todos os outros jogadores. Quem conhece realmente o Cristiano Ronaldo, depois de ver o que ele fez no último jogo, sabe que ele pode fazer isso em todos os jogos. Eu torço muito por ele.”
Sobre o momento da seleção brasileira, Alex Sandro mostrou-se satisfeito com a evolução da equipa.
“O primeiro objetivo conseguimos, que era a classificação em primeiro lugar. O grupo está feliz, está cada vez mais forte. A evolução, do primeiro jogo para este, é visível, mas agora vamos entrar numa fase diferente e sabemos que, independentemente do adversário que vier, vai ser um jogo muito difícil. Então agora temos de recuperar bem, para fazermos um ótimo jogo.”
Após a conversa, Alex Sandro seguiu o seu caminho com um sorriso no rosto, depois de ter somado oito minutos em campo e feito a sua estreia no Mundial 2026, o segundo Campeonato do Mundo da sua carreira.



