Eirik Granaas revela plano do FC Porto e não esconde: «É um pouco surreal…»
Médio de 16 anos voltou à Noruega após assinar pelos dragões e despediu-se, em entrevista, do Fredrikstad

Eirik Granaas foi oficializado como reforço do FC Porto no sábado e aproveitou os últimos dias de férias para regressar à Noruega natal, onde pôde despedir-se com mais calma do Fredrikstad. No âmbito da ocasião, o jovem jogador concedeu uma entrevista aos canais oficiais do clube onde despontou e levantou o véu sobre os planos que os dragões já traçaram com vista à evolução do médio na Invicta.
«Vou para o FC Porto B e parece que depois querem que eu participe na pré-época com a equipa principal. Assim poderei ver um pouco o nível, o que será muito entusiasmante. Espero fazer muitos jogos, desfrutar e dar o meu máximo», assinalou Granaas, admitindo que, atendendo à tenra idade que tem — apenas 16 anos — todo o processo da mudança para Portugal tem sido «um pouco surreal».
«Desfrutei muito da ida ao Porto. É algo completamente novo… Língua nova, um tipo de cultura e pessoas diferentes… Foi muito interessante e divertido. Fui muito bem recebido pelas pessoas e por quem trabalha no FC Porto. Foi um pouco surreal que um clube tão grande me quisesse. Foi muito bom», afirmou o jogador, que custou 1,8 milhões de euros à SAD azul e branca, mais 1,5 milhões de euros em bónus dependentes do cumprimento de objetivos.
Granaas considera que a transferência que protagonizou para o campeão português foge à regra que costuma imperar entre talentos noruegueses, mas garante estar preparado e entusiasmado com o novo desafio.
«Achei que o interesse do FC Porto era entusiasmante, mas inicialmente estava focado no Fredrikstad. Depois, pareceu-me muito interessante. A maioria dos jogadores jovens costuma ir para os Países Baixos ou para a Bélgica, mas nós pensámos: “Vamos a isto”. Daí para a frente, logo vemos até onde isto nos leva. Vai ser uma boa aventura», prosseguiu o jovem, agradecido por tudo o que o Fredrikstad fez ao longo dos últimos dois anos.
«É um bocado estranho. Estou com estes companheiros há quase dois anos e a despedida foi um bocado emocional e estranha, embora eu talvez não tenha demonstrado muitas emoções… Mas eles receberam-me muitíssimo bem desde que cheguei, tanto dentro como fora de campo. Jogadores que cá estavam no ano passado e que já saíram, com quem ainda mantenho contacto… Talvez não o tenha dito vezes suficientes, mas estou incrivelmente grato pela forma como me receberam. Gostei imenso de estar aqui e espero que nos voltemos a ver», sublinhou Eirik Granaas.
O jovem médio admite ainda estar à espera de encontrar boa comida no Porto, ele que é fã de kebab.
«Em Fredrikstad não havia tantas lojas de kebab como eu gostaria. Espero ter uma longa carreira, mas vai ser duro comer frango e arroz todos os dias», atirou em jeito de brincadeira.



