Herrera sonha terminar carreira no FC Porto: «Falei com Villas-Boas»

Médio mexicano de 36 anos está a jogar na MLS, acaba contrato no final do ano e vê com bons olhos um regresso ao Dragão. Recordou golo ao Benfica, falou duma possível final do Mundial 2026 entre Portugal e México e elogiou Paulinho

O jogador do Houston Dynamo, que representou o FC Porto entre 2013 e 2019, confessou que já manifestou a sua vontade de regressar à Invicta.

«Falei com Villas-Boas, ele disse que podíamos falar», afirmou Héctor Herrera, abrindo a porta a um possível regresso.

«Seria um sonho poder terminar a minha carreira no FC Porto. Foi um clube onde passei muitos anos e passei muito bem. Gosto muito da cidade, do clube, das pessoas. Seria um sonho poder voltar e terminar a minha carreira aí. Quando estive com a equipa em Nova Iorque, no ano passado, falei com o André [Villas-Boas] sobre isso. Disse que podíamos falar [risos]. Estou num momento em que ainda tenho contrato, mas seria um tema, poder fechar a carreira no clube de que gosto», contou.

A ligação ao FC Porto permanece forte, considerando-o o clube pelo qual nutre mais carinho no futebol. O jogador recorda os anos passados na Invicta como talvez os melhores da sua carreira.

«Foram muitos anos, talvez os melhores anos da minha carreira. Foi onde mais desfrutei do futebol e onde mais cresci como jogador e como pessoa», afirmou, sublinhando que o vínculo com a cidade e o clube «nunca vai terminar».

Entre as memórias mais preciosas está o golo decisivo marcado ao Benfica no Estádio da Luz.

«Acho que foi o melhor momento que passei no FC Porto. Foi um momento inesquecível que acho que vou lembrar toda a minha vida», descreveu.

«Eu ainda hoje vejo esse vídeo e arrepio-me.»

Esse golo, que ajudou a garantir o título, foi visto como «uma recompensa por todo o trabalho» e a «cereja no topo do bolo». É um momento que partilha com orgulho, mostrando o vídeo aos filhos como um bom exemplo.

O antigo atleta continua a acompanhar a Liga portuguesa, vendo os resumos sempre que os horários o permitem, e mantém contacto com amigos no clube. Mostrou-se muito feliz pela recente conquista do título, considerando-a merecida.

«Jogaram muito bem na maior parte do campeonato. A gente do FC Porto está muito feliz com o que conseguiu», comentou, agradecendo a André Villas-Boas a oportunidade de ter assistido a jogos da equipa em Nova Iorque durante o Mundial de Clubes.

Com 245 jogos, 35 golos e 28 assistências pelo FC Porto, o internacional mexicano, que também possui nacionalidade portuguesa, mantém uma forte ligação ao clube.

Sobre o atual capitão, Diogo Costa, Herrera não se mostrou surpreendido com a sua ascensão:

«Não fico surpreendido. Ele desde miúdo que mostrava muita qualidade e tinha um grande futuro.»

Por fim, prestou uma sentida homenagem ao falecido presidente Pinto da Costa, que considerou «o maior ídolo» da história do clube.

«Era o maior símbolo do FC Porto, foi uma notícia muito triste para todos nós», lamentou, recordando o bom tratamento que sempre recebeu do histórico dirigente e agradecendo-lhe a oportunidade de ter representado o FC Porto.

Portugal favorito e o dilema numa final com o México

Na mesma entrevista, Herrera considerou Portugal como uma das seleções favoritas à conquista do Mundial.

«Pelos jogadores que tem e pelo nome do país, mas principalmente pelos jogadores que tem. Acho que podem fazer um grande Mundial», opinou.

Questionado sobre quem apoiaria numa hipotética final entre Portugal e o México, o médio mostrou-se dividido.

«Empate, não? [risos]. Dividia-se a taça», brincou, antes de admitir a dificuldade da escolha.

«Agora a sério: acho que seria muito bonito ter uma final entre México e Portugal. Mas eu amo o México, é o meu país. Estou muito agradecido a Portugal, gosto muito das pessoas, de tudo o que envolve o país. Os clubes e a seleção, principalmente. Seria uma decisão muito difícil», explicou.

O antigo capitão do FC Porto abordou também a não convocatória do seu ex-colega Paulinho para a seleção portuguesa.

«Nós somos muito amigos. Ele é uma pessoa incrível e, como jogador, é top. Tem mostrado uma qualidade muito grande no México. Fui bicampeão mexicano com ele», elogiou.

Herrera acredita que Paulinho poderia ter tido uma oportunidade na Seleção, mas reconhece a forte concorrência.

«Acho que podia ter tido uma oportunidade, mas talvez mais cedo. Também é verdade que compete com jogadores que jogam ao mais alto nível, ele próprio falava disso», explicou.

«A atitude dele é: “Se considerarem que estou pronto para jogar na seleção, vou. Vou fazer o meu trabalho”», contou.

Para finalizar, Herrera destacou o carinho dos adeptos mexicanos por Paulinho:

«Ele foi convocado para um jogo particular pela seleção, em março, e quando entrou o estádio todo bateu palmas. Ganhou muito o carinho dos mexicanos», concluiu.

Ficha de Héctor Herrera

  • Posição: Médio
  • Número: 16
  • Altura/Peso: 180 cm / 74 kg
  • Idade: 36 anos (19/04/1990)

Estatísticas MLS 2026

  • Jogos: 11
  • Golos: 1
  • Assistências: 0
  • Minutos: 242
  • Cartões amarelos: 0

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo