Maputo, 3 de maio de 2025 – Membros da FRELIMO, Frente de Libertação de Moçambique e simpatizantes saíram às ruas da capital moçambicana este sábado (03.05), para manifestar o seu apoio ao Presidente Daniel Chapo, assinalando os primeiros 100 dias do atual executivo.
A iniciativa, organizada pelo partido no poder desde a independência, teve como ponto de partida a Praça da Independência e percorreu cerca de três quilómetros pelas avenidas Samora Machel e 25 de Setembro, em Maputo.
“Temos estado a testemunhar, ao longo destes 100 dias, uma dinâmica que consiste, sobretudo, numa governação virada para resultados (…) Mesmo sem a aprovação do orçamento, o Governo trabalhou e fez omeletes sem ovos”, afirmou em declarações à agência Lusa.
A voz dos Membros da Frelimo
Outros participantes, como Ilane Chiziane, repetiram a frase “omeletes sem ovos” e destacaram os feitos do Presidente Chapo durante o período em análise. Já Damasceno Cipriano, outro simpatizante, disse que a marcha serviu também para “transmitir uma mensagem de paz”, após meses de instabilidade social.
Membros da FRELIMO destacam revitalização da cabotagem, gestão sem orçamento e encontro Chapo-Mondlane como marcos pelos esforços para restaurar a paz em Moçambique.
A Plataforma Decide, uma ONG moçambicana, aponta que quase 400 pessoas morreram em confrontos com a polícia. O Governo, por sua vez, confirmou pelo menos 80 mortes e a destruição de 1.677 estabelecimentos comerciais, 177 escolas e 23 unidades sanitárias.
Membros da FRELIMO destacam, além disso, que Chapo cumpriu 92 de 96 metas em 100 dias, priorizando infraestrutura, saúde, inclusão económica, social e política.
“Este compromisso não se limitará apenas aos primeiros 100 dias de governação em que ainda não tínhamos recursos financeiros (…) mas conseguimos fazer todas essas omeletes sem ovo”, declarou.
Chapo, empossado em janeiro como quinto Presidente, assumiu num contexto tenso pós-eleitoral, tornando-se, assim, o primeiro chefe de Estado nascido após a independência.
Fonte: Deutsche Welle (DW), original da matéria disponível aqui